Próximos Encontros Científicos
,
,
,
,
,
Próximos Cursos Intensivos
Consumo Alimentar no Porto
Consumo Alimentar no Porto
Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
ONDOR - Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
EYE - European Young Epidemiologists
EYE - European Young Epidemiologists
ISPUP
ISPUP
ASPHER
ASPHER
Eurhobop
Eurhobop
Investigação
Projectos Terminados
Geração XXI - avaliação aos 4 anos de idade
Instituição Financiadora: Fundação Calouste Gulbenkian
Ref:
Investigador Principal: Henrique Barros
Equipa:
Data de início: 2009-04-01
Data de fim: 2011-12-31
Resumo:

A coorte Geração XXI, o primeiro estudo do seu tipo alguma vez realizado em Portugal, reuniu uma amostra de cerca de 8500 recém-nascidos nos hospitais públicos com maternidade, da grande área metropolitana do Porto (S. João, Santo António, Pedro Hispano, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Maternidade Júlio Dinis), entre Abril de 2005 e Agosto de 2006.

Este projecto foi criado com a finalidade de identificar características da gravidez e das fases precoces da infância que se relacionem com o desenvolvimento e estado de saúde em fases subsequentes da vida.

Integrando uma abordagem longitudinal, aos quatro anos de idade será efectuada uma avaliação presencial destas crianças. Nesta avaliação presencial, será recolhida informação tanto das crianças como das suas mães através de questionários estruturados, serão realizadas avaliações antropométricas, de bioimpedância eléctrica, medição da pressão arterial, colheita de sangue (venoso) e avaliação dentária.

A recolha desta informação permitirá caracterizar a população pediátrica aos 4 anos, perceber quais os determinantes da gravidez e da primeira infância para o estado de saúde nesta idade e identificar potenciais factores de risco, nomeadamente a obesidade infantil.

Será assim possível delinear estratégias direccionadas de prevenção de doença e promoção da saúde em Portugal, nomeadamente no que diz respeito à obesidade e doença cardiovascular.

As avaliações do projecto Geração XXI, actual e futuras, poderão ser encaradas como linhas de monitorização do estado de saúde e dos seus determinantes nas crianças Portuguesas e desta forma ter um importante papel no planeamento de estratégias de intervenção sanitária, funcionando mesmo como Observatório de Saúde.

O projecto Geração XXI é uma base de trabalho essencial para a contínua avaliação do padrão de crescimento e saúde das crianças e posteriormente dos adolescentes e adultos Portugueses.





Voltar
Utilizador

Password