Próximos Encontros Científicos
,
,
,
,
,
Próximos Cursos Intensivos
Consumo Alimentar no Porto
Consumo Alimentar no Porto
Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
ONDOR - Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
EYE - European Young Epidemiologists
EYE - European Young Epidemiologists
ISPUP
ISPUP
ASPHER
ASPHER
Eurhobop
Eurhobop
Investigação
Projectos Terminados
Construção e validação de uma escala para o diagnóstico clínico de insuficiência cardíaca – modelação por variáveis latentes
Instituição Financiadora: Fundação Astra Zeneca
Ref:
Investigador Principal: Ana Azevedo
Data de início: 2008-01-01
Data de fim: 2010-12-31
Resumo:

A análise estatística das respostas a um questionário destinado ao diagnóstico do síndrome clínico de insuficiência cardíaca (IC) permitirá identificar e caracterizar variáveis subjacentes (latentes) à patologia, não mensuráveis directamente e em número reduzido, e construir uma escala ordinal para a detecção da presença de IC.

Para além dos itens do questionário serão consideradas variáveis da história clínica e exame objectivo e resultados de exames complementares de diagnóstico simples, baratos e facilmente acessíveis, como o ECG e doseamento de peptídeo natriurético tipo B.

A caracterização das variáveis latentes será validada internamente, na mesma amostra, por comparação com o gold-standard, que é o diagnóstico por clínicos especialistas na área.

A escala ordinal final será construída com base nessas variáveis latentes por aplicação de métodos estatísticos de aprendizagem supervisionada. A validação externa da escala final será feita numa amostra independente. Será desenvolvido um programa de software (a divulgar publicamente pela comunidade clínica) que recolhe interactivamente as respostas ao questionário e devolve o valor na escala de IC correspondente.





Voltar
Utilizador

Password