Próximos Encontros Científicos
,
,
,
,
,
Próximos Cursos Intensivos
Consumo Alimentar no Porto
Consumo Alimentar no Porto
Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
ONDOR - Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
EYE - European Young Epidemiologists
EYE - European Young Epidemiologists
ISPUP
ISPUP
ASPHER
ASPHER
Eurhobop
Eurhobop
Investigação
Projectos Terminados
Assessment of HIV testing in Europe: from policy to effectiveness
Instituição Financiadora: ECDC - European Centre for Disease Prevention and Control
Ref:ECD.636
Investigador Principal: Henrique Barros
Equipa:
Instituições Participantes: Ghent University
Data de início: 2007-10-17
Data de fim: 2008-10-31
Resumo:

Existem evidências sugerindo a perda de oportunidades de diagnóstico de infecções VIH, particularmente nas instituições de prestação de cuidados de saúde. Em vários países europeus, estima-se que 30% de pessoas com VIH desconheçam estar infectadas. Para além disso, o diagnóstico tardio implica que o tratamento anti-retroviral seja tardiamente iniciado e que o risco de transmissão da infecção esteja aumentado.

Desta forma, a promoção de uma maior sensibilização sobre o VIH entre prestadores de cuidados de saúde, a monitorização de procedimentos de teste para a infecção VIH em locais chave, a estandardização de novos procedimentos de despiste e a superação de barreiras ao teste VIH e ao aconselhamento, são essenciais.

 

O European Centre for Disease control and Prevention (ECDC), encarregou o International Centre for Reproductive Health (ICRH) da Universidade de Ghent (Bélgica) da realização de um estudo sobre políticas de teste de VIH, práticas e barreiras em estados membros europeus. Os resultados deste estudo servirão como material de referência para as actividades de aconselhamento do ECDC, com o intuito de melhorar todos os aspectos relacionados com o teste VIH e o aconselhamento – incluindo o acesso, a oferta, a efectivação e eficácia – para aqueles segmentos da população europeia que estão vulneráveis para a infecção VIH e com risco acrescido de contrair a doença.





Voltar
Utilizador

Password