Próximos Encontros Científicos
,
,
,
,
,
Próximos Cursos Intensivos
Consumo Alimentar no Porto
Consumo Alimentar no Porto
Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
ONDOR - Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
EYE - European Young Epidemiologists
EYE - European Young Epidemiologists
ISPUP
ISPUP
ASPHER
ASPHER
Eurhobop
Eurhobop
O Departamento
Notícias
Detalhes ISPUP abre portas à Universidade Júnior

Durante uma semana, de 30 de junho a 4 de julho, o ISPUP recebeu um grupo de cinco alunas do ensino secundário que vieram de vários pontos do país, para descobrir a importância da Saúde das Populações. O grupo garante que `foi muito divertido´ e que aprendeu `muitas coisas novas´.

Ao longo de toda a semana, as participantes da Universidade Júnior, organizada pela Universidade do Porto, fizeram uma viagem pelo mundo da investigação em Saúde Pública conhecendo algumas das suas áreas fundamentais de atuação. 

Houve tempo para conhecer os estudos de coortes - EPIPorto, EPITeen e Geração 21; descobrir o que é ser participante de projectos de investigação; perceber a importância de temas como a obesidade na adolescência e a nutrição, a violência no namoro, a saúde reprodutiva, as desigualdades em saúde, os cuidados paliativos ou a comunicação em saúde; compreender como é feita a georeferenciação de restaurantes, mercearias e cafés, demonstrando a relação entre a obesidade e a proximidade aos locais de fast-food; descobrir o que é a saúde ocupacional, nomeadamente a medicina no trabalho; visitar o Centro de Diagnóstico Pneumológico de Vila Nova de Gaia, percebendo a relevância da tuberculose; ouvir o relato da experiência de um médico de saúde pública; entre muitas outras atividades.

Contudo, a experiência não se esgotou na absorção do conhecimento transmitido pelos profissionais que colaboraram na Universidade Júnior, havendo ainda oportunidade de ir para as ruas do Porto detetar problemas de saúde pública para depois os discutir.

Na despedida, o grupo de jovens estudantes acredita que a passagem pelo ISPUP e pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto lhes trouxe `uma aprendizagem maior, com um conhecimento maior´, fazendo perceber o que é a Saúde Pública e a Epidemiologia porque descobriram `um bocadinho de todas as áreas em que toca e o quão grande é´.


Utilizador

Password