Próximos Encontros Científicos
,
,
,
,
,
Próximos Cursos Intensivos
Consumo Alimentar no Porto
Consumo Alimentar no Porto
Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
ONDOR - Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
EYE - European Young Epidemiologists
EYE - European Young Epidemiologists
ISPUP
ISPUP
ASPHER
ASPHER
Eurhobop
Eurhobop
O Departamento
Notícias
Detalhes Vereadores da CM Porto visitam a exposição `Soft Monuments´ patente no ISPUP até ao próximo mês de julho

Os vereadores da Camara Câmara Municipal do Porto Filipe Araújo - responsável pelo Pelouro da Inovação e Ambiente - e Paulo Cunha e Silva - responsável pelo Pelouro da Cultura – estiveram no ISPUP para uma visita à exposição “Soft Monument”, uma árvore nunca é só uma Árvore, que pode ser visitada até ao próximo mês de julho, na Galeria Painel do ISPUP.

Nesta terceira exposição do ano, a construção artística apresenta uma dinâmica invulgar que transcende o espaço físico da Galeria Painel, integrando diferentes momentos que ultrapassam a mera contemplação da obra.

O desafio foi lançado pela Câmara Municipal do Porto à Faculdade de Belas Artes (através do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público), na sequência da necessidade de abater uma árvore morta, centenária, do Jardim do Carregal (Carrilho Videira) - uma sequoia gigante (Sequoiadendrom giganteum). O objetivo consistia em conceber projeto artístico, a implementar no local, capaz de, simbolicamente, dar destaque à vida deste emblemático exemplar.

A exposição terá uma componente de exterior no próprio Jardim do Carregal e outra no espaço expositivo da Galeria Painel, centrando-se em duas fases primordiais: antes e depois do abate da Sequoia.

Na primeira, pretende-se uma articulação com o público que usufrui do Jardim e da sua circundante, recorrendo a intervenções de carácter temporário que promovam o entendimento do processo de inevitável abate e do significado do elemento-árvore em espaço público. Por outro lado, o abate da árvore, a ter lugar nos primeiros dias de julho, será acompanhado por várias ações artísticas que sensibilizem e envolvam o público, e haverá também a realização de um documentário.

Na fase após o abate da Sequoia a exposição na Galeria Painel albergará simbolicamente a própria árvore e o documentário do seu abate, bem como vários trabalhos dos alunos. Desta forma, pretende-se deixar a memória da Sequoia consubstanciada no Jardim onde habitou durante mais de um século.

Com entrada livre, a exposição pode ser visitada no ISPUP de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00.

Cronograma:

Abertura Momento #1 – 20 de Junho – 19h Jardim do Carregal / 20h Galeria Painel

Corte da Sequoia – 1 e 2 de julho – Jardim do Carregal

Abertura Momento #2 – 10 de Julho – 18.30 Galeria Painel

Sobre o Programa de Artes Plásticas – Galeria Painel

A Galeria Painel resulta de uma parceria estabelecida, desde 2012, entre o ISPUP – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e a FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o objectivo de estimular a exibição regular de reportório de matriz pluridisciplinar. A programação pretende-se diversa, rigorosa e participativa, para além de desejar contribuir para a fomentação de um espírito de debate, partilha e experimentação das práticas artísticas contemporâneas, tanto na Universidade, como na cidade do Porto.

Estabelecer uma ligação entre a Arte e a Saúde Pública é também uma preocupação que está sempre presente, embora nem sempre seja exposta a olho nu. Desta forma, o programa cultural impulsiona a promoção de artistas recém-licenciados ou ainda estudantes da U.Porto.


Utilizador

Password