Próximos Encontros Científicos
,
,
,
,
,
Próximos Cursos Intensivos
Consumo Alimentar no Porto
Consumo Alimentar no Porto
Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
ONDOR - Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
EYE - European Young Epidemiologists
EYE - European Young Epidemiologists
ISPUP
ISPUP
ASPHER
ASPHER
Eurhobop
Eurhobop
O Departamento
Notícias
Detalhes Investigação no ISPUP resulta em dissertação de mestrado sobre o diagnóstico da Malária

A investigadora Sofia do Carmo Pires de Moura defendeu, no dia seis de maio, sua dissertação de mestrado intitulada Impact of a training program on the quality of malaria diagnosis. A study in AngolaUm trabalho desenvolvido no CISA (Centro de Investigação em Saúde de Angola).

O objectivo deste trabalho de investigação consistiu em avaliar o impacto de um curso de formação no conhecimento e performance dos técnicos, na qualidade de preparação das lâminas e no correto diagnóstico da malária. A reação em cadeia da polimerase em tempo real foi usada como método de referência.

Segundo a autora, os resultados reforçam a importância de formação contínua para microscopistas e outro pessoal de laboratório. Os laboratórios devem ter um programa de controlo de qualidade para supervisionar o diagnóstico e também para determinar a periodicidade das formações. Quando não for possível ter um microscopista experiente devem ser considerados outros métodos de diagnóstico. No entanto, é necessário considerar outras variáveis, tais como equipamentos e reagentes adequados para a coloração e visualização das lâminas, boas condições de trabalho, motivação dos trabalhadores e pessoal qualificado.

A prova de mestrado teve como presidente do júri o professor João José Rato Niza Ribeiro, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, e como arguentes o professor José Henrique Dias Pinto de Barros, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o professor José Carlos Figueiredo, da Liverpool School of Higyene and Tropical Medicine.


Utilizador

Password