Próximos Encontros Científicos
,
,
,
,
,
Próximos Cursos Intensivos
Consumo Alimentar no Porto
Consumo Alimentar no Porto
Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
ONDOR - Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
EYE - European Young Epidemiologists
EYE - European Young Epidemiologists
ISPUP
ISPUP
ASPHER
ASPHER
Eurhobop
Eurhobop
O Departamento
Notícias
Detalhes ISPUP participa no desenvolvimento da tecnologia que valeu prémio mundial de Inovação em Saúde ao Centro Hospitalar São João

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) fez parte da equipa que desenvolveu a solução tecnológica responsável pelo prémio mundial de Inovação em Saúde atribuído, recentemente, ao Centro Hospitalar de São João do Porto (CHSJ). A tecnologia tem como objectivo promover a segurança dos doentes internados no Centro Hospitalar de São João do Porto.

A professora do ISPUP Ana Azevedo participou na concepção do algoritmo e dos critérios de classificação subjacentes à tecnologia premiada, bem como na sua implementação e validação. Uma participação que desempenhou enquanto coordenadora da Unidade da Qualidade e Segurança do Doente, do Centro de Epidemiologia Hospitalar do CHSJ. Esta função é desempenhada  como no âmbito de um protocolo entre o Hospital, a FMUP e o ISPUP.

Chama-se VITAL (Vigilância, Monitorização e Alerta) e é mais um importante instrumento para monitorizar doentes internados, capaz de funcionar como alerta para casos de risco de vida. A solução centrada no doente complementa os processos já existentes, analisando e correlacionando uma quantidade maciça de dados relativos ao estado clínico de cada paciente, que estão dispersos por dezenas de sistemas de informação do Centro Hospitalar, procurando identificar, categorizar e alertar precocemente as equipas clínicas para pacientes que estejam em risco, sendo capaz de ajudar a antecipar as entradas em Unidades de Cuidados Intensivos nos sete dias antes do evento ocorrer, explica o CHSJ, em comunicado.

O sistema, distinguido com o primeiro prémio mundial “Microsoft Health Users Group Innovation Awards 2014”, foi desenvolvido em parceria com a empresa tecnológica portuguesa DevScope. Os prémios anunciados no passado domingo, em Orlando, Florida, EUA, no decorrer do evento HIMSS 2014 - Annual Conference and Exhibition, reconhecem as organizações de saúde e os seus parceiros tecnológicos pelo uso de dispositivos e serviços Microsoft de forma inovadora, no sentido de ajudar a aumentar a qualidade dos tratamentos dos seus pacientes, melhorar a produtividade clínica e optimizar os registos médicos electrónicos, aumentando a eficiência dos processos clínicos e de negócio.

Neste processo, o CHSJ contou com as contribuições de uma equipa multidisciplinar composta, não só por investigadores do ISPUP, mas também por médicos, enfermeiros e especialistas em tecnologia de Business Intelligence.


Utilizador

Password