Próximos Encontros Científicos
,
,
,
,
,
Próximos Cursos Intensivos
Consumo Alimentar no Porto
Consumo Alimentar no Porto
Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
ONDOR - Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
EYE - European Young Epidemiologists
EYE - European Young Epidemiologists
ISPUP
ISPUP
ASPHER
ASPHER
Eurhobop
Eurhobop
O Departamento
Notícias
Detalhes Cuidados Paliativos: Atlas mundial identifica necessidades não atendidas

Depois de adotar recentemente uma resolução sobre cuidados paliativos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com o Palliative Care Alliance Worldwide (WPCA), publica o primeiro “Atlas global de cuidados paliativos em fim de vida”. Segundo o documento, o tratamento está a ser prestado apenas a uma em cada dez pessoas com carência deste tipo de cuidados de saúde.

O líder da divisão de Doenças Não Transmissíveis e de Saúde Mental da OMS, Dr. Oleg Chestnov, diz que “o Atlas mostra que a grande maioria da necessidade global de cuidados de fim de vida está associada a doenças não transmissíveis, como cancro, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e doenças pulmonares” e salienta ainda que “enquanto fortalecemos os esforços para reduzir o peso dos maiores assassinos do mundo de hoje, é preciso também aliviar o sofrimento das pessoas com doença progressiva que não respondem ao tratamento curativo”.

A importância dos cuidados paliativos não só tem sido enfatizada pelo Plano de Acção Global da OMS para a Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis 2013-2020, como também a mais recente lista de medicamentos essenciais da OMS inclui uma seção específica sobre medicamentos para cuidados paliativos.

Para mais informações, consulte o site da OMS http://www.who.int/


Utilizador

Password