Próximos Encontros Científicos
,
,
,
,
,
Próximos Cursos Intensivos
Consumo Alimentar no Porto
Consumo Alimentar no Porto
Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
ONDOR - Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
EYE - European Young Epidemiologists
EYE - European Young Epidemiologists
ISPUP
ISPUP
ASPHER
ASPHER
Eurhobop
Eurhobop
O Departamento
Notícias
Detalhes Inauguração das Instalações do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto


O ISPUP localiza-se na Rua das Taipas, 135, Porto.

A cerimónia de inauguração das Instalações do ISPUP, terá o seguinte programa:

16:30h  Recepção aos convidados
           Cantigas do Porto pelo ´Bando dos Gambozinos´
17:00h  Cerimónia de Inauguração das Instalações do ISPUP
           com a presença da Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge
18:00h  Visita às Instalações e à Exposição de Pintura ´Painel´
18:30h  Porto de Honra



Suzana Ralha nasceu no Porto em 1958, cidade onde estudou música e piano, sendo aluna de Helena Sá e Costa.

Desenvolveu a partir de 1975 uma intensa actividade musical na área da educação, criando o Bando dos Gambozinos, uma associação cultural de educação pela arte, sem fins lucrativos, que continua hoje ainda a funcionar na cidade.

Do seu currículo contam-se dezenas de participações em colóquios, conferências e realizações na área da Educação, acções de formação de monitores e professores, tendo sido responsável na Casa da Música por algumas das mais significativas acções do Departamento Educativo que integrou e chegou a dirigir, como sejam as óperas de comunidade Wozzeck e Demolição.

É autora de mais de uma centena de cantigas para a infância, grande parte das quais editada num conjunto de uma dezena de trabalhos discográficos e literários publicados desde 1980.

Grande parte destes inéditos é constituída por abordagens musicais temáticas à poesia de autores portugueses como, Luísa Ducla Soares, Matilde Rosa Araújo, Manuel António Pina e muitos outros.

Em meados dos anos 90 dirigiu o Bando dos Gambozinos na primeira gravação integral das Cançõezinhas da Tila, de Fernando Lopes-Graça.

Pelos Gambozinos, nas diversas formas das expressões artísticas, têm passado centenas de crianças e jovens, alguns dos quais continuam ligados às actividades da associação através dos respectivos filhos que hoje as frequentam.

No âmbito dos Gambozinos ou fora da associação, são inúmeras as colaborações de Suzana Ralha com uma grande variedade de autores e artistas portugueses. Do seu trabalho e dos Gambozinos escreveu o poeta e especialista em literatura para a infância, José António Gomes, que ´os Gambozinos vêm construindo, com a ajuda de outros músicos e de vários poetas, o cancioneiro infantil e juvenil português da viragem do século e do milénio´.


Utilizador

Password