Próximos Encontros Científicos
,
,
,
,
,
Próximos Cursos Intensivos
Consumo Alimentar no Porto
Consumo Alimentar no Porto
Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
ONDOR - Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
EYE - European Young Epidemiologists
EYE - European Young Epidemiologists
ISPUP
ISPUP
ASPHER
ASPHER
Eurhobop
Eurhobop
O Departamento
Notícias
Detalhes As Coortes do Serviço de Higiene e Epidemiologia

 

Geração XXI

O projecto Geração XXI consiste na primeira coorte Portuguesa de recém-nascidos. Pretende caracterizar o desenvolvimento pré-natal e pós-natal, identificando os seus determinantes no sentido de melhor perceber o estado de saúde na infância, e mais tarde na adolescência e idade adulta.
Entre Abril de 2005 e Agosto de 2006 foram recrutados cerca de 8500 recém-nascidos em 5 hospitais públicos com maternidade da área metropolitana do Porto. As mães foram convidadas após o parto excepto um grupo – a sub-coorte – cujas mães foram convidadas no início da sua gravidez. Através de uma entrevista, responderam a um questionário sobre características socio-demográficas, história clínica e reprodutiva, cuidados pré-natais e hábitos e comportamentos antes e durante a gravidez. A ambos os pais se mediu o peso e altura e aos recém-nascidos realizou-se antropometria mais detalhada. Retirou-se informação dos processos clínicos maternos e do bebé e, para uma subamostra, colheu-se uma amostra de sangue da mãe, pai e do cordão umbilical.
O Geração XXI pretende avaliar as 8500 crianças até à idade adulta. Aos 6, 15 e 24 meses parte dos participantes foi avaliada. Pretende-se realizar uma avaliação aos 4 anos de idade a toda a coorte, prevendo-se o seu início em Abril de 2009.

Veja filme aqui

EPITeen

O projecto EPITeen – a coorte de 1990 - é um estudo que tem como objectivo principal compreender de que forma os hábitos e comportamentos adquiridos na adolescência se vão reflectir na saúde do adulto. Iniciado no ano lectivo de 2003/2004, participaram neste estudo os adolescentes nascidos em 1990 que frequentavam as escolas públicas e privadas da cidade do Porto. As informações foram recolhidas através de questionários preenchidos pelos alunos e pelos pais/encarregados de educação. Posteriormente, uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde deslocou-se às escolas para efectuar medições objectivas, tais como medição da pressão arterial, do peso e da estatura, avaliação da função respiratória e da densidade mineral óssea. Foram também realizadas análises sanguíneas. Este estudo pretende realizar avaliações ao longo da vida, tendo sido efectuada a primeira reavaliação destes adolescentes em 2007/2008.

O projecto EPITeen, no qual participam 2943 adolescentes, é o primeiro deste tipo alguma vez organizado em Portugal. A análise dos dados colhidos irá permitir responder a numerosas questões científicas e fornecerá informações essenciais ao planeamento de medidas preventivas adaptadas à nossa população.

veja filme aqui

EPIPorto

O projecto EPIPorto é um estudo de base populacional, em curso há cerca de 10 anos, que tem como principal objectivo avaliar os determinantes de saúde na população adulta residente na cidade do Porto. Para este efeito foram seleccionadas aleatoriamente 2485 pessoas, que têm sido alvo de avaliações sucessivas ao longo do tempo. Os participantes são convidados a deslocar-se ao Serviço de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina do Porto a fim de responderem a um questionário sobre características sociais e demográficas, comportamentais e sobre a sua história clínica. Adicionalmente são efectuadas medições objectivas, tais como a realização de análises sanguíneas, electrocardiograma, medição da pressão arterial, do peso e da estatura, avaliação da função respiratória e da densidade mineral óssea. A análise dos dados colhidos tem permitido responder a numerosas questões científicas, tendo resultado na publicação de dezenas de artigos científicos maioritariamente em revistas internacionais.

Veja filme aqui


Utilizador

Password